quarta-feira, janeiro 23, 2013

Cibertretas da Língua Acordesa

O pasquim informático Ciberdúvidas tem andado, ultimamente, numa roda-viva desesperada para tentar impingir aos seus incautos utilizadores que o Aborto Ortográfico está implantado em Portugal e veio para ficar.
Entre artigos onde respondem a dúvidas com recurso a regras do AO45 (eles, para quem, nas suas fantasiosas mentes, o AO90 está em vigor...o que implica que as regras do AO45 deixariam de vigorar DE TODO já que nada no texto do AO90 remete a solução de casos omissos para o AO45) fizeram agora um apanhado da Imprensa e do estado do Aborto Ortográfico na mesma.
Apresentam os seguintes jornais como adoptantes do AO e colocaram ao lado a tiragem dos jornais. O estudo é, alegadamente, da Marktest (que, vejam lá bem!, não adoptou o AO):

Correio da Manhã
Jornal de Notícias
Record
A Bola
O Jogo
Expresso
Visão
Diário de Notícias.
Destak
Exame
Caras
Nova Gente
Metro
Jornal de Letras
O Primeiro de Janeiro
entre outros pequenos jornais regionais.
E os canais RTP, SIC e TVI.

Como Jornais que NÃO adoptaram (e bem) o Aborto Ortográfico apresentam:

Público
Revista Sábado.
Porto Canal

Não notam nada? Pois é. É o Acordismo do Cibertretas. Vejam bem como eles ocultaram todos os jornais que não aplicam o Aborto Ortográfico. Vamos então fazer uma lista dos restantes que não foram lamber o rabo a ninguém, sim?

O Diabo
Jornal de Negócios
Diário Económico
Jornal "i"
SOL
Le Monde Diplomatique (Edição Portuguesa)
Jornal Sporting
O Benfica
Exame Informática
Correio do Minho
O Setubalense
Avante!
Benfica TV
TV Guia
Diário de Notícias da Madeira
Diário de Leiria
Flash!
Time Out
Penthouse
Playboy
etc etc etc

E agora, quanto aos jornalecos "Acordistas". Será que o são mesmo?
O Correio da Manhã certamente não o é. O Correio da Manhã NÃO segue o AO90. O Correio da Manhã decidiu inventar um Acordo próprio. Chamemos-lhe o Acordo Ortográfico do Correio da Manhã (AOCM).
E depois há os outros jornais onde só metade está em Acordês. Tipo o Diário de Notícias ou a Visão. Os textos dos jornalistas são obrigatoriamente em Acordês (não porque os jornalistas o queiram, mas porque os patrões mandam). Já os textos dos cronistas estão pejados de notas de rodapé a dizer "Por decisão pessoal do autor, o texto não segue o Novo Acordo Ortográfico". Ups.

E já agora...porque pegou o Cibertretas na tiragem em papel dos jornais, quando é mais que sabido que o jornal em papel está condenado a desaparecer? Vamos então ver uns números...hmmm por exemplo, de "likes/gostos" no Facebook, onde jornais e revistas fazem agora o grosso do trabalho diário? Vamos lá. 7 conhecidos pasquins e 1 revista que aplicam o Aborto Ortográfico (ou que semi-aplicam), e 7 conhecidos jornais e 1 revista que NÃO aplicam a barbaridade.

Público: 306,637
Sábado: 133,942
Jornal de Negócios: 112,613
SOL: 161,425

Diário Económico: 183,005
Jornal "i": 67,261
Time Out Lisboa: 114,961

Total: 1.079.844 likes

Diário de Notícias: 114,253
O Jogo: 49,360
A Bola: 142, 091
Record: 251,195

Expresso: 116,768
JN: 184,577

Visão: 167,462

Total: 1.025.706 likes


Correio da Manhã: 186,181 (à parte porque não aplica o AO45 nem o AO90 mas sim o AOCM)

Ups. Aparentemente os jornais que não aplicam o AO recolhem mais likes no Facebook do que os Acordistas ou semi-acordistas. Claro que muita gente terá colocado um like em elementos de ambas as colunas. Mas, por exemplo, veja-se de entre todos os da lista, qual aquele que maior número de seguidores tem. É o jornal "Público". Aquele que se assumiu frontalmente CONTRA o Aborto Ortográfico.
Já agora, é também de salientar que, de entre as publicações Acordistas, muitas delas NÃO seguem o AO nos seus posts no Facebook. Curioso, não?

Enfim. Aqui ficam desmascaradas as mentiras do Cibertretas da Língua Acordesa.

5 comentários:

Polémicas Incómodas disse...

Infelizmente a Exame Informática aderiu por pertencer a um grupo dos acordistas. Já mandei cancelar a assinatura há uns meses atrás.

Nuno Teixeira disse...

Parabéns! Aprecio, e partilho, este espírito livre e crítico. Obrigado.

Unknown disse...

Caro David Silva,

Informo que as Selecções Reader's Digest, de que fui cliente durante anos, também "adotou" o "acordês".

Os meus cumprimentos,
Pedro Pinto

DBS disse...

Pedro,

A análise foi feita pelas capas das revistas e jornais. A edição que vi das Selecções estava em Português. Mas é possível que fosse mais um exemplo da choldra.

Miguel Formigo disse...

umas revistas que não mencionam, embora não sejam tiragem pública mas para sócios, mas são igualmente imensamente populares, são as revistas da Deco Proteste (com o mesmo nome, "dinheiros e direitos" e outras)..
..entidade esta que assim que adoptou esse aborto ortográfico - tal como o João Paulo fez - eu mandei de imediato cancelar a minha assinatura, pois recuso-me a pactuar com entidades que auxiliem a degeneração da nossa língua.

ps. lamentavelmente não posso 'virar costas' a outras entidades também acordistas como a edp, águas e outros serviços por razões óbvias..
..mas se nesse mercado (agora a ser) liberalizado surgir uma que disponibilize esses mesmos serviços apresentando factura ao invés de "faturas" (seja lá o que isso for), decididamente que ponderei seriamente em mudar de prestador de serviços.